domingo, 28 de Abril de 2024  22:25
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
29-08-2012

Mercado interno abre caminho ao aumento da produção de mirtilo.


A fileira do mirtilo acredita que há espaço para desenvolver o setor sobretudo pelo vazio criado nos primeiros meses do ano. Segundo ...

A fileira do mirtilo acredita que há espaço para desenvolver o setor sobretudo pelo vazio criado nos primeiros meses do ano. Segundo dados do Sistema de Informação de Mercados Agrícolas, do Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, Portugal necessita de mais produção entre janeiro e maio uma vez que é nestes meses que mais importa. Nos primeiros cinco meses de 2012 Portugal importou 133,7 toneladas de mirtilo.

Este fruto, produzido em Portugal sobretudo na região de Sever do Vouga, é habitualmente colhido nos meses de junho e julho. Em 2011 Portugal havia importado 109,8 toneladas de mirtilo entre janeiro e maio.

Na variação de preços confirma-se um aumento no valor pago pelas importações. Portugal compra mirtilo em países da América do Sul e se em 2011 pagou a pouco mais de 1,78 euros/quilo já em 2012 esse valor subiu para 3,19 euros/quilo importado.

Nas exportações, em 2012 Portugal enviou para o estrangeiro 6,8 toneladas de mirtilos até maio, contra as 0,3 toneladas exportadas em 2011.

As exportações de mirtilo entre janeiro e maio de 2011 foram feitas à média de 3,33 euros/quilo, valor que subiu para mais do dobro em 2012 (7,94 euros/quilo).

Texto: Edgar Jorge


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®